Promoção Pandemia Covid-19
Home » Maria José de Araújo Capelli – Nossa Diretora

Maria José de Araújo Capelli – Nossa Diretora

Fernando Romero Prado 10/fev/2020 Personagens

Dona Maria. Era assim que os alunos do Silva Prado chamavam a diretora, enérgica e gentil, naqueles idos da década de 1970, época que ingressei naquela escola.

Nascida em 10/12/1925, filha de Benedito Ferreira de Araújo e Benedita Pires de Araújo, a pequena Maria cursou os primeiros anos no Grupo Escolar Cel. Carlos Porto e o Ginásio de Jacareí (depois Colégio Antonio Afonso), formando-se em 1941.

Formou-se professora em 1943 na Escola Normal Livre de São José dos Campos. Eram tempos de muita dificuldade, quando contou com a ajuda de muitos amigos e familiares. Ingressou no magistério como substituta no “Grupão”, lecionando também nas escolas do Parateí do Meio e em Santa Branca, para onde ia à cavalo ou carro de boi.

Depois disso, ganhou o “mundo”, mais precisamente as cidades de Registro e Juquiá. Voltando à Jacareí, lecionou e assumiu a direção da escola primária do CENE Silva Prado, onde aposentou-se em 1975.

Antes disso, em 1970, aos 45 anos, casou-se com José Cândido Capelli, assumindo seu sobrenome. Não teve filhos, mas deu amor e dedicação integral aos seus cinco sobrinhos.

Afora a área educacional, esteve envolvida com a Paróquia Imaculada Conceição por mais de 50 anos, desde a jovem catequista que mais tarde se tornou Ministra da Eucaristia e Presidente da Cruzada de Assistência por duas gestões.

Dedicou seus últimos anos de vida à Paróquia, à Cruzada, como também aos doentes e a todos àqueles que a ela procuravam, tanto para relatos de fatos históricos de nossa cidade como também umas simples palavras de carinho.

 

Em 2009, uma das ruas do Condomínio Cristal Park recebeu seu nome, sendo novamente homenageada em 2020, com a denominação da Creche do Parque dos Príncipes.

Publicado por
  1. Bernadete Fatima Azevedo Da Silva disse:

    Uma excelente pessoa irradiava bondade.

  2. marilia delgado disse:

    Tive o prazer de conhece-la no trabalho da Cruzada de Assistencia de Jacarei,sempre dedicada. Saudades.

  3. Maria teresa araujo tolosa disse:

    Tive a felicidade de ser a mais velha dos cinco sobrinhos. Inesquecível a nossa IEIÉ!!!

Comentário

Os campos com * são obrigatórios