Promoção Pandemia Covid-19
Home » Avareí – Antiga Estrada Geral – Você conhece a historia?

Avareí – Antiga Estrada Geral – Você conhece a historia?

Fernando Romero Prado 04/fev/2018 Memória

O “Caminho Velho dos Paulistas” ou “Caminho Geral do Sertão”, mais tarde “Estrada Geral”, originada na “Trilha dos Guaianases”, foi a rota original das primeiras bandeiras e expedições que partiam da Vila de São Paulo e passavam pelo Vale do Paraíba, inclusive Jacareí, em direção às Minas Gerais. Era um caminho estreito utilizado nos comboios de escravos e pelos tropeiros na transposição de muares e boiadas. Também eram transportadas mercadorias essenciais como toucinho, aguardente, açúcar e milho. Esta estrada precária foi utilizada por muitos anos. Na metade do século XVIII, mascates com malas de madeiras nas costas percorriam a região vendendo seus badulaques: eram os chamados caixeiros-viajantes. O caminho também foi importante no escoamento do principal produto de exportação, o café. No entanto, advindo a ferrovia no último quartel do século XIX, a Estrada Geral perdeu um pouco de sua importância.

Você sabia que em Tupi Guarani Avarehy significa “Rio do Padre”? A capela que aparece na foto, em sua origem, era denominada de Santa Cruz. Posteriormente Santa Cruz do Avarehy. No entanto, sua real denominação é dedicada à São Sebastião.

Fonte: Dicionário Ilustrado de Jacareí – Ainda não leu? Baixe aqui.

Publicado por
  1. Vicente Paulo da Silva disse:

    Bom dia
    Lembro me que quando criança íamos apanhar frutas na chácara dos mesquitas hoje Jardim Mesquita( com a autorização dos donos é claro )

  2. José Carlos Salgado César disse:

    PARABÉNS pelo excelente trabalho historico de nossa cidade.

  3. Gostei muito da reportagem. Gostaria de conhever mais detslhes da Jacarey do seculo XIX
    Obrigada

  4. Sidneia alves da costa disse:

    Morei muitos anos nesta rua. Perto do cemitério. Avenida do avarei900.brincávamos nesta rua de terra de taco, pega pega….Meu pai era maquinista da estrada de ferro e íamos sempre na estação. Lembro de ir ao mercado e voltar de charrete com o sr gandu. Eu e minhas irmãs éramos conhecidas como as irmãs Costa, jogadoras de basquete no trianon clube.

  5. Fernando disse:

    O asfaltamento foi nos anos 70. Ali ao lado do Parque dos Eucaliptos ficavam os carroceiros. Havia uma vala que recebia as águas das chuvas. No governo do Oswaldo Arouca essa vala foi canalizada e asfaltada. Onde é a entrada do parque havia uma loja de móveis, era do sr Pozzo.

  6. jose benedito Inocêncio disse:

    Nascido no bairro do avarei perto da igreja de São Sebastião, No mercadao municipal a gente fazia compras; aquele chao de terra empoeirado , onde a molecada se divertia jogando bola . tambem era divertido quando passava a boiada que ia para o matadouro…. Vivemos bons tempos eu, minhas irmãs e nossos Pais ; SAUDADES !!!

  7. Eliana disse:

    Minha vida toda gira em torno do Avarei, nasci, cresci, casei e batizei meus filhos nesta Capela e, minha mãe até bem pouco tempo atrás cuidava da Capela. Vi essas ruas saírem do chão de terra para o asfalto, muito boa lembranças.

  8. Badhia khalil disse:

    É verdade que era tudo cemitério ??

    • Fernando Romero Prado disse:

      Não, somente a área onde existe o cemitério do Avareí. Logicamente devem haver pessoas sepultadas na Igreja de São Sebastião.

Comentário

Os campos com * são obrigatórios