TESTE
Home » Avareí – Antiga Estrada Geral – Você conhece a historia?

Avareí – Antiga Estrada Geral – Você conhece a historia?

Fernando Romero Prado 04/fev/2018 Memória

O “Caminho Velho dos Paulistas” ou “Caminho Geral do Sertão”, mais tarde “Estrada Geral”, originada na “Trilha dos Guaianases”, foi a rota original das primeiras bandeiras e expedições que partiam da Vila de São Paulo e passavam pelo Vale do Paraíba, inclusive Jacareí, em direção às Minas Gerais. Era um caminho estreito utilizado nos comboios de escravos e pelos tropeiros na transposição de muares e boiadas. Também eram transportadas mercadorias essenciais como toucinho, aguardente, açúcar e milho. Esta estrada precária foi utilizada por muitos anos. Na metade do século XVIII, mascates com malas de madeiras nas costas percorriam a região vendendo seus badulaques: eram os chamados caixeiros-viajantes. O caminho também foi importante no escoamento do principal produto de exportação, o café. No entanto, advindo a ferrovia no último quartel do século XIX, a Estrada Geral perdeu um pouco de sua importância.

Você sabia que em Tupi Guarani Avarehy significa “Rio do Padre”? A capela que aparece na foto, em sua origem, era denominada de Santa Cruz. Posteriormente Santa Cruz do Avarehy. No entanto, sua real denominação é dedicada à São Sebastião.

Fonte: Dicionário Ilustrado de Jacareí – Ainda não leu? Baixe aqui.

Publicado por
  1. Vicente Paulo da Silva disse:

    Bom dia
    Lembro me que quando criança íamos apanhar frutas na chácara dos mesquitas hoje Jardim Mesquita( com a autorização dos donos é claro )

  2. José Carlos Salgado César disse:

    PARABÉNS pelo excelente trabalho historico de nossa cidade.

  3. Gostei muito da reportagem. Gostaria de conhever mais detslhes da Jacarey do seculo XIX
    Obrigada

  4. Sidneia alves da costa disse:

    Morei muitos anos nesta rua. Perto do cemitério. Avenida do avarei900.brincávamos nesta rua de terra de taco, pega pega….Meu pai era maquinista da estrada de ferro e íamos sempre na estação. Lembro de ir ao mercado e voltar de charrete com o sr gandu. Eu e minhas irmãs éramos conhecidas como as irmãs Costa, jogadoras de basquete no trianon clube.

Comentário

Os campos com * são obrigatórios