Promoção Pandemia Covid-19
Home » Coronavírus – Jacareí tem dois casos suspeitos. Como se prevenir?

Coronavírus – Jacareí tem dois casos suspeitos. Como se prevenir?

Fernando Romero Prado 11/mar/2020 Jacareí na Mídia, Saúde, Utilidade Pública

O causador da doença coronavírus (COVID-19) foi descoberto no final do ano passado e desde então vem preocupando o mundo todo. Antes restrito na China, a família de vírus que causa infecções respiratórias atualmente é tratado como uma pandemia, uma vez que foram registrados casos da doença em todos os continentes.

O Brasil, até 11 de março de 2020, registra apenas 52 casos confirmados. Já em Jacareí,  há duas suspeitas da doença (atualizado em 12/03/20): uma mulher de 47 anos e um homem de 33 que retornaram de viagens ao exterior.

Objetivando conscientizar a população sobre a prevenção ao coronavírus, a Diretoria de Vigilância à Saúde municipal, vem realizando ações informativas, como uma elaboração de um plano de enfrentamento ao vírus, seja capacitando equipes, desenvolvendo formulários e organizando o fluxo de amostras coletadas para exames. O mais importante, contudo, é o comportamento assertivo de cada pessoa para o controle dessa doença. Os procedimentos, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, estão sendo tomados. Casos leves de síndrome gripal são atendidos e é recomendado apenas o isolamento domiciliar.

Para que isso ocorra, é necessário que todos tenham conhecimento do que pode ser um caso suspeito: paciente com febre e problemas respiratórios (tosse e dificuldade para respirar) que tenha viajado para as áreas com transmissão local ou tenha tido contato com algum caso confirmado ou suspeito da doença, catorze dias antes dos sintomas.

Como se Prevenir

– evitar locais sem muita circulação de ar e com aglomeração de pessoas
– lavar as mãos frequentemente
– evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca
– não compartilhar objetos de uso pessoal (talhares, copos ou garrafas)
– desinfetar o celular frequentemente
– fazer uso de lenço de papel ao espirrar ou tossir
– evitar proximidade de pessoas com sintomas de gripe
– procurar, imediatamente, assistência médica em casos de sintomas como febre, tosse e dificuldades respiratórias.

 

 

Publicado por

Comentário

Os campos com * são obrigatórios

Artigos relacionados