Município vai emprestar R$ 240 milhões junto ao CAF

O prefeito Izaias Santana entregou à Presidência da Câmara e demais vereadores, nesta sexta-feira (26), o projeto de lei que autoriza o município a contratar o empréstimo de 60 milhões de dólares (240 milhões de reais) com a CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina)

A equipe da CAF estará em Jacareí na próxima semana para avaliação dos locais das futuras obras e verificação dos projetos, para a realização de uma pré-minuta deste contrato de financiamento do Programa de Desenvolvimento Urbano e Social do município.

A previsão é que o grupo chegue no domingo (28), para mais esta etapa do programa, antes da liberação do empréstimo para a prefeitura. A comitiva do Banco vai participar na segunda-feira (29), às 9h, da abertura da missão, com a presença do prefeito Izaias, secretários e corpo técnico da prefeitura.

De segunda (29) a quarta-feira (31), será realizada uma roda de discussão sobre o status e os avanços dos projetos nas atividades ambientais e sociais, viárias, de mobilidade, logística e desenvolvimento social. O prefeito Izaias destaca a importância do programa: “Trata-se de programa de obras e ações que integra um planejamento estratégico mais amplo, com ações de curto, médio e longo prazo, formulado com o objetivo de preparar o município de Jacareí para os desafios impostos para as cidades no século XXI. Entre eles, podemos citar a necessidade de revitalização das áreas públicas verdes e de lazer e de qualificação e diversificação dos modais de transporte urbano, com foco na melhoria da qualidade de vida dos habitantes e na atratividade do ambiente de negócios locais”.

O secretário de Governo, Celso Florêncio também explica o financiamento: “Todo financiamento de longo prazo trata-se de um pacto entre as gerações presentes e futuras. Dessa forma, optou-se, nesse projeto, por financiar apenas as obras de infraestrutura, as quais serão amplamente utilizadas também pelas gerações futuras, sendo que as demais obras ‘Programa de Desenvolvimento Urbano e Social do Município de Jacareí/SP’ (PRODUSJ) utilizarão recursos do tesouro do Município para sua execução”.

A comitiva da missão pela CAF será composta pelo executivo sênior do Setor Público (representação no Brasil) José Rafael Neto, e executivos de Infraestrutura e especialistas, com uma delegação mista de técnicos brasileiros e estrangeiros.

Confira o pacote de obras do Programa:

8 obras viárias – 21,10 km de malha viária

Implantação do Eixo Avenida Malek Assad – Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco (terceira ponte)

Pavimentação da Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino e interligação com o Parque Meia-Lua e novo acesso à Avenida Getúlio Vargas

Duplicação da Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco

Implantação do Eixo Nilo Máximo – Euryale de Jesus Zerbini (José Theodoro ao Campo Grande)

Interligação da Rodovia Nilo Máximo – Rodovia Geraldo Scavone

Interligação da Avenida Davi Lino com a Avenida Málek Assad – Parque Meia-Lua

Remodelação do entroncamento da Avenida Adhemar de Barros – Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino e Getúlio Vargas

Macrodrenagem do Córrego do Tanquinho – que beneficiará a região do Jardim Emília e Terras da Conceição, evitando enchentes. A ação atenderá o a uma reivindicação antiga dos moradores

Expansão da Malha Cicloviária

Interligação de todas as regiões da cidade com o Parque da Cidade, passando pelos EducaMais pelos trechos Parque da Cidade/Parque Meia-Lua, Parque da Cidade/Lucas Nogueira Garcês, Parque da Cidade/Jardim do Vale, Parque da Cidade/Villa Branca, Orla Rio Paraíba/Jardim Emília, Orla Rio Paraíba/Morro do Cristo.

Formação de Parques

Revitalização da Orla do Rio Paraíba do Sul

Criação do Parque Linear do Rio Paraíba do Sul

Criação do Horto Florestal “Seu Moura”

Recuperação Ambiental do Parque do Morro do Cristo

Parque Linear do Córrego do Tanquinho

Release: Marta Fernandes/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ


Participe da Conversa