Cemitério do Avareí – Museu a Céu Aberto

Equipe da TV Câmara entrevista o pesquisador Fernando Romero Prado

O Site de Jacareí, através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), lançara no dia 1º de Novembro de 2018, às 9 horas, o projeto “Cemitério Campo da Saudade – Memória e História”. Através de pesquisas realizadas por Fernando Romero Prado, autor do “Dicionário Ilustrado de Jacareí” lançado em 2017, em parceria com a empresa paulistana Think Solutions (Memoriall), criou-se um sistema pelo qual os visitantes daquele cemitério terão acesso às biografias de 58 personagens ligados à sociedade jacareiense, quer sejam históricos, como Dr. Lúcio Malta, religiosos como Padre Saint Clair, além de políticos, médicos, professores e artistas locais.

Assim, a partir do Dia de Finados, Jacareí passará a contar com mais este ponto cultural e turístico que terá logo a sua entrada, um grande mapa indicando a localização dos jazigos. Além disso, 20 mil folders serão distribuídos aos visitantes do cemitério.

Quem dispuser de um smartphone deverá baixar um aplicativo de leitura de QR Code. Através dele, pelo mapa ou folder, se poderá acessar uma página virtual do cemitério que apresentará uma breve explicação do projeto, a história da necrópole, além de poder pesquisar a biografia, a árvore genealógica, fotos e videos dos homenageados. Estas informações também poderão ser acessadas individualmente, já que o jazigo de cada personagem também recebeu um QR Code que poderá ser lido da mesma forma. Além do mapa, cada túmulo recebeu uma marcação física em sua frente para facilitar a sua localização. Os interessados em conhecer o sistema deverão possuir celulares interligados com a internet, já que o cemitério ainda não conta com uma rede Wi-Fi.

O projeto que consistia apenas no fornecimento das biografias dos homenageados através de QR Codes, recebeu o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Administração, e dos funcionários do próprio cemitério que ajudaram em sua repaginação, calçamento das alamedas, pintura e recuperação de jazigos e uma nova demarcação das quadras e ruas, o que virá a facilitar a busca dos mais de 10 mil túmulos existentes.

O projeto cultural teve como incentivador o Cartório de Registro de Imóveis de Jacareí e o apoio cultural do Grupo Ambyo – House Keeping que promoveu a limpeza de vários túmulos históricos, além de padronizar todos os latões de lixo distribuídos pelo cemitério.

No dia de lançamento do projeto, além do descerramento do mapa principal, os presentes poderão assistir a apresentação musical do garoto Antonio Melani, de 9 anos de idade. No dia seguinte, Finados, os corais da Casa Paula Ortiz e do Grupo Ativia, se apresentarão às 8:30 e 10:30 horas, respectivamente.

Foto da Home: Alex Brito (PMJ)

 

 


Participe da Conversa